A 34º edição do Cine Ceará acontece de 9 a 15 de novembro de 2024. As inscrições para o evento já estão abertas e são gratuitas. Os interessados devem se cadastrar até 31 de agosto, e o regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com.
O projeto, que integra o Festival Ibero-americano de Cinema, é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasil, sendo realizado anualmente, de forma ininterrupta desde 199. Para a competição, são destacadas as mostras Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará. Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição.
Com acesso gratuito a toda a programação, o Cine Ceará ocupa anualmente dois dos principais equipamentos culturais públicos do estado, o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, ambos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Além de mostras competitivas, o festival realiza exibições especiais, mostras sociais, debates, homenagens, cursos, entre outras atividades.
Premiação – Troféu Mucuripe
Dentre os participantes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, serão agraciados com o Troféu Mucuripe os vencedores nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o Troféu Mucuripe será concedido aos vencedores nas seguintes categorias: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. O Júri Oficial da Mostra Olhar do Ceará elegerá o Melhor Curta-metragem e Melhor Longa-metragem, que receberão o Troféu Mucuripe.