Foi em 1974, que a cidade de Juazeiro do Norte assistia pela primeira vez a famosa Procissão dos Transportes, ou como popularmente é conhecida, a “Procissão dos Bombons”. O evento, que marca o penúltimo dia de romaria à Nossa Senhora das Dores, sempre acontece no dia 14 de setembro, e a edição de 2024 possuí mais um motivo para celebrar: a comemoração de 50 anos dessa tradição.
A programação tem início na Avenida Castelo Branco, nas proximidades do 2º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, às 14h. O momento inicial é marcado pela benção dos transportes, concedida pelo Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, e o Reitor da Basílica Santuário Mãe das Dores, o Padre Cícero José.
Os romeiros devem percorrer as seguintes ruas: Avenida Castelo Branco, Rua São Benedito, Rua do Cruzeiro e deve ser concluído na Rua São Pedro, chegando à Igreja Matriz da Cidade. É comum observar as decorações nos veículos que trazem os fiéis até Juazeiro, e em forma de gratidão pela receptividade, eles entregam guloseimas aos juazeirenses, que por sua vez, preparam garrafas com água para a nação romeira.