Na manhã desta sexta-feira (8) às 8h, aconteceu o 8M Cariri 2024, ato pelos direitos das mulheres e em defesa da campanha salarial dos servidores públicos. A manifestação aconteceu em Juazeiro do Norte, saiu da Praça da Prefeitura em direção a Praça Padre Cícero. O ato é a primeira atividade da Greve dos Servidores Municipais deliberada no dia 29 de fevereiro na Assembleia dos Servidores Públicos.
A luta internacional do 8 de março (8M) no Cariri é organizada pela Frente de Mulheres e acontece anualmente no Crato pela luta de direitos. Este ano aconteceu em Juazeiro do Norte de forma unificada, trazendo também a reivindicação do reajuste salarial dos servidores municipais.
A professora municipal, Adriana Oliveira, fala perceber que a Gestão Municipal está mudando de posição por causa da pressão dos trabalhadores. Segundo a professora, “a gestão abriu a mesa de negociações com uma fala não-verdadeira de que já estava aberta ao diálogo, não é! Está desde agora, depois que a gente entendeu que o poder está em nossa mão. E a gente tem uma missão: de segurar essa greve, não sair, enquanto ele não atender nossos direitos.” Rute Melo, também professora municipal, coloca que “não é justo que o prefeito fale em valorização profissional, quando não quer pagar direito o nosso salário”.
Adriana Oliveira ainda destacou a importância de unificar o ato do 8 de março. “Quando a gente pensa que vai sair para luta achando que a gente vai lutar só pela nossa categoria, é um erro. Quando a gente sai para luta e luta pelos servidores e servidoras de Juazeiro, é um acerto”, acrescentou a professora. Mara Guedes, integrante da Frente de Mulheres destacou que “ninguém pode negar o direito dos professores, principalmente os direitos salariais”.
A Greve Municipal iniciou após os servidores rejeitarem a proposta do Executivo Municipal de reajuste salarial nos percentuais de: 3,62% para os Profissionais do Magistério e 4,62% para os demais servidores, exceto Agentes Comunitários de Saúde, Combate às Endemias e Guardas Municipais, pois essas categorias já foram contempladas com reajuste salarial em 2024.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) ressaltou nas redes sociais que na última segunda-feira (04), comunicou oficialmente o Governo Municipal e suas respectivas Secretarias e Órgãos, acerca da deflagração da Greve Geral.
8 de março – Dia da Mulher
O 8 de março foi institucionalizado como dia Internacional da Mulher em de 1910 numa conferência na Dinamarca e oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. A data homenageia as 130 mulheres que morreram na fábrica em 8 de março de 1857, quando faziam greve protestando por direitos trabalhistas: redução da carga de trabalho, igualdade salarial e dignidade no espaço de trabalho. As grevistas morreram carbonizadas.