São Paulo e Ceará fizeram bom jogo e empataram por 2 a 2 na noite deste sábado, no Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado impediu que o Tricolor ultrapassasse o Corinthians e fechasse o dia na liderança da competição. Calleri e Rodrigo Nestor marcaram para os donos da casa; Cleber e Mendoza fizeram para os visitantes, que seguem na zona de rebaixamento.
Com o empate, o São Paulo foi a 13 pontos, ultrapassou o Palmeiras e fechou o sábado na vice-liderança, um ponto atrás do Corinthians, que recebe o América-MG neste domingo. O Ceará, com o ponto conquistado, foi a seis, deixou o Atlético-GO para trás e foi para o 18º lugar, ainda dentro do Z-4.
As duas equipes voltam a campo no próximo sábado pelo Brasileirão. Às 19h, o Ceará recebe o Coritiba no Castelão. No mesmo horário, o São Paulo visita o Avai na Ressacada.
O São Paulo controlou o primeiro tempo. Fez dois gols, teve mais dois (corretamente) anulados, perdeu outros. Sem sofrer grandes sustos defensivos, foi agressivo no ataque e abriu o placar cedo, aos sete minutos, com Calleri. O argentino recebeu cruzamento preciso de Rafinha, após cobrança de lateral de Reinaldo, e cabeceou no canto, fora do alcance de João Ricardo.
O centroavante voltaria a balançar as redes aos 13 e aos 25, mas em dois lances anulados – o primeiro por toque na mão de André Anderson na origem da jogada, o segundo por impedimento. Luciano, aos 24, teve tudo para ampliar, frente a frente com o goleiro, mas parou em boa defesa de João Ricardo. Só que o jogo mudou depois dos 30 minutos. O Ceará se posicionou mais à frente, fez a bola rondar a área tricolor.
E conseguiu o empate. Aos 36, Arboleda errou passe na saída de bola, Wescley roubou, Yuri Castilho acionou Cleber, e o centroavante bateu colocado, na saída de Jandrei: 1 a 1. A igualdade, porém, durou pouco. Aos 41, Calleri tocou para Rodrigo Nestor, que mandou um chute forte, cruzado, para retomar a vantagem no placar.
O Ceará voltou para o segundo tempo com duas trocas: Vina no lugar de Lucas Ribeiro, Mendoza na vaga de Wescley. E faltou pouco para as apostas de Dorival Júnior empatarem novamente o jogo.
Aos quatro minutos, após erro de Igor Gomes, Mendoza cruzou na medida para Vina marcar. Mas Jandrei cresceu na frente do adversário e impediu o gol com grande defesa. O lance sinalizou um Vozão mais ofensivo, mas isso não resultou em pressão para cima do São Paulo.
O jogo ficou mais truncado, com menos qualidade do que na etapa anterior. As chances se tornaram mais raras. E, quando surgiram, o Ceará soube aproveitar. Aos 27, Vina bateu escanteio, Matheus Peixoto desviou de cabeça e Mendoza completou para o gol. O lance chegou a ser anulado, por impedimento de Mendoza, mas depois foi confirmado pelo VAR.
Rogério Ceni logo agiu: colocou Rigoni no lugar de Luciano. Mas o São Paulo não conseguiu retomar a frente. Pablo Maia arriscou em uma pancada de fora da área, o time tramou algumas jogadas, ensaiou um abafa final – mas sem sucesso. O empate foi mantido.
Globo Esporte