Nos cinco primeiros meses deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou mais de quatro mil animais durante ocorrências atendidas em todo o Estado. Entre as espécies resgatadas, estão bezerros, corujas, éguas, garrotes, iguanas e jacarés, entre outros animais silvestres. Os animais silvestres são protegidos pela lei 9.605 de 1998, de Crimes Ambientais.
Ao todo, 4.383 animais já foram resgatados durante os cinco primeiros meses de 2022. Os bombeiros militares socorreram ainda animais como gato do mato, gavião, guaxinim, jacaré-de-papo-amarelo, jacaretinga, jumento macaco-prego, pardela-de-barrete, porco-espinho, sagui, tamanduá-mirim, bacurau e vacas.
No último dia 31 de maio, o CBMCE realizou dois resgates em um mesmo dia. A primeira ocorrência foi o resgate de um bezerro na cidade de Crateús – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. Na ocasião, o animal havia caído em um cacimbão de alvenaria de 15 metros de profundidade. Já o segundo resgate, ocorreu em Pedra Branca (AIS 20), quando os bombeiros militares foram acionados para resgatar um jumento. O animal havia caído dentro de uma fossa séptica.
Prevenção
O CBMCE orienta que poços, valas e cacimbas estejam sempre cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.
Balanço
Durante o ano de 2021, o CBMCE resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.
*Com informações da Comunicação do CBMCE