A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) fez uma denúncia contra Léo Dias, colunista do jornal Metrópoles, por conta da divulgação de informações sigilosas sobre o estupro e gravidez a atriz Klara Castanho no último sábado (25).
Em nota, a Fenaj pontuou que a denúncia será encaminhada ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).
Segundo o texto, o Código de Ética do Jornalista Brasileiro teria sido ferido pelas atitudes do jornalista. “Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso”, diz o texto.
Apesar da informação sobre a denúncia, a Federação não apontou quais são as punições previstas para jornalistas em casos nos quais o código de ética é quebrado.
Além disso, a Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa também emitiu um comunicado com o intuito de condenar a “exploração de vítimas de violência sexual” por jornalistas e veículos de comunicação.
Fonte: Diário do Nordeste