Na madrugada desta segunda (4), choveu em 40 municípios cearenses, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). O maior acumulado foi registrado em Trairi, no litoral do Pecem, que acumulou 48 mm de chuva. Já na região do Cariri, não foram observados acumulados nos registros oficiais. Para esta segunda semana do mês de julho há baixa possibilidade de chuva, podendo ocorrer de fora isolada no Sertão Central e Inhamuns, faixa litorânea e Maciço do Baturité. Confira a previsão mais abaixo.
Na imagem de satélite (GOES-16), canal Infravermelho, das 8h40 local, observam-se nuvens, associadas a chuva sobre o leste do Nordeste do Brasil (NEB), as quais se formaram em virtude da atuação de um DOL. A ZCIT, principal sistema indutor de chuva no Ceará (CE), no período de fevereiro a maio, encontra-se afastada do estado, localizada em torno de 6°N.
A tendência para hoje (04) e terça-feira (05) é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva isolada na faixa litorânea, no Sertão Central e Inhamuns e no Maciço do Baturité, as quais devem ocorrer ao longo do dia de hoje e próxima madrugada (no Sertão Central e Inhamuns).