Em jogo em que uma equipe foi melhor em cada etapa, o Fluminense venceu o Fortaleza por 1 a 0 nesta quinta-feira, no Castelão, no jogo de ida das quartas de final e garantiu importante vantagem na Copa do Brasil. Nonato marcou o gol da vitória da equipe carioca, que decide a vaga nas semifinais podendo até empatar no Maracanã. O jogo contou com dois gols anulados pelo VAR: um do próprio Nonato, no primeiro tempo, e outro de Romero, na etapa final. As equipes voltam a se enfrentar no dia 17 de agosto, no Maracanã.
O Fluminense volta a campo na segunda-feira, quando visita o Santos na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. A equipe é a terceira colocada na competição, com 34 pontos. O Fortaleza, por sua vez, encara o Cuiabá na Arena Pantanal, no domingo, às 18h (de Brasília). A equipe amarga a lanterna do campeonato, com 15 pontos.
O Fluminense se sentiu em casa no Castelão e dominou o Fortaleza no primeiro tempo da partida. A equipe de Fernando Diniz colocou em prática uma de suas principais características, a posse de bola: 72% para o time carioca, e 28% para os donos da casa. Apesar do maior volume de jogo, o Flu encontrou certa dificuldade para levar a melhor sobre a defesa do Leão e finalizou apenas cinco vezes (contra duas do adversário). Mas a equipe carioca conseguiu furar o bloqueio aos 26 minutos com Nonato, após boa jogada de Samuel Xavier e Ganso – mas não valeu.
O árbitro encontrou falta de Cano no início da jogada e anulou o gol após revisão no VAR. Só que aos 34, o mesmo Nonato marcou para o Fluminense e abriu o placar, após Samuel Xavier tocar para a área, Arias dar belo corta-luz, Cano tocar de calcanhar para trás e o volante bater para o fundo da rede.
O Fortaleza até tentou pressionar mais a saída de bola do Flu após ficar atrás no placar, mas os comandados de Diniz seguiram no domínio da partida, apesar de ter diminuído um pouco o ritmo na reta final.
Na etapa final, o Fluminense diminuiu o ritmo e viu o Fortaleza crescer na partida. A equipe de Diniz recuou suas linhas e passou a ser mais pressionada pelo time de Vojvoda, que pulou de duas finalizações na etapa inicial para 10 no fim do jogo (oito no segundo tempo). Os donos da casa criaram mais no segundo tempo e passaram perto do empate. Aos 42, Romero recebeu de Romarinho, aproveitou cochilo da zaga e colocou a bola na rede. No entanto, o lance foi revisado no VAR, que acabou anulando o gol por conta de um impedimento do camisa 18. Com isso, o Flu manteve a vantagem no placar e volta para o Rio com vitória importante na bagagem.
Fonte: Globo Esporte