O diretório do PT Ceará oficializa, neste sábado (30), a candidatura do deputado estadual Elmano de Freitas para disputa pelo Palácio da Abolição.
A homologação ocorre durante convenção partidária, realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza, junto com o MDB, PP, PV e PCdoB – estes dois últimos federados ao Partido dos Trabalhadores.
Na ocasião, o PT também vai homologar a candidatura do ex-governador Camilo Santana ao Senado, assim como as chapas de candidatos aos cargos de deputado federal e estadual.
O evento conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que postula a Presidência da República em uma chapa formada com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) – que não participa do evento.
Eunício Oliveira (MDB), que integra a aliança “Vamos Juntos pelo Ceará”, também subiu ao palco da convenção ao lado dos petistas Elmano e Camilo.
O prefeito do município de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), somou-se à leva de apoiadores que comparecem à convenção do PT, após questionarretirada de Izolda Cela da disputa à reeleição e declarar apoio a Elmano de Freitas.
PRESENÇA DE LULA
A oficialização da candidatura de Elmano ao Governo do Ceará conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concorre neste ano, novamente, ao maior cargo do executivo do País. Lula chegou ao evento por volta de meio dia, ovacionado pelos apoiadores.
A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, foi a primeira a discursar durante a convenção. Ela destacou a atuação de Camilo Santana como governador e defendeu a eleição de Elmano como “continuidade do trabalho” em território cerense.
ESCOLHA DO NOME
O nome de Elmano de Freitas foi escolhido para disputar o comando do Executivo Estadual após o racha entre PT e PDT. Depois que os pedetistas optaram pelo ex-prefeito da Capital em detrimento da candidatura à reeleição da governadora Izolda Cela (atualmente sem partido), o PT, sob articulação do ex-governador Camilo, decidiu lançar uma candidatura própria.
Em seguida, legendas que compunham o arco de aliança e que também eram favoráveis a Izolda na disputa do PDT resolveram acompanhar o rompimento e se coligar em torno das candidaturas de Elmano e Camilo. Agora, alguns prefeitos pedetistas têm feito o mesmo movimento.
Antes de chegar ao nome do deputado estadual, no entanto, o ex-governador teve rodadas de conversar com aliados e foi buscar a “benção” do ex-presidente Lula, em São Paulo, à postulação no Ceará.
Além de Elmano, outros quadros chegaram a serventilados pelos petistas: como os deputados federais José Guimarães, José Airton e Luizianne Lins; os estaduais Fernando Santana e Augusta Brito; e os vereadores Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar.
Fonte: Diário do Nordeste