O Ceará chegou a cinco casos confirmados de varíola dos macacos nesta sexta-feira (5). Mais uma infecção foi notificada à Secretaria da Saúde (Sesa) em Fortaleza, que agora tem quatro confirmações. A outra pessoa infectada foi em Russas.
As idades dos pacientes variam entre 26 e 43 anos. Ao todo, 100 casos seguem em investigação no Estado, sendo 99 residentes cearenses. O Ceará já soma 157 notificações de monkeypox, sendo que 52 já foram descartados laboratorialmente.
SITUAÇÃO EM JATI
Em nota, a Secretaria ainda pontuou a situação epidemiológica em Jati, pontuando que há cinco pacientes da mesma família com suspeita de varíola dos macacos: a mãe e quatro filhos com idade entre 6 e 11 anos. No entanto, a Prefeitura do município do interior cearense afirma que colheu seis amostras.
“Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento. A Sesa tem monitorado o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox”, diz a Sesa.
Fonte: Diário do Nordeste