Começa nesta segunda-feira (8) a campanha nacional de vacinação com foco na prevenção da poliomielite. As taxas de cobertura vacinal vêm caindo nos últimos anos.
A vacina da polio é aplicada aos 2, 4 e 6 meses com doses injetáveis. A campanha terá essas doses e o reforço, em gotas, e será para todas as crianças de 1 a 4 anos que já tomaram as três primeiras doses injetáveis.
No ano passado, menos de 70% do público-alvo foi vacinado. Este ano, nem metade das crianças que precisam tomar a primeira dose da vacina foi aos postos de saúde.
A polio está erradicada no Brasil, que não registra casos há mais de 30 anos. Mas ela voltou em países como Israel e Moçambique.
A Organização Panamericana de Saúde alerta para a importância de a cobertura vacinal ultrapassar 95%. Caso contrário, a poliomielite poderá reaparecer.
O grupo-alvo são os mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos. A campanha vai de segunda-feira, dia 8 de agosto, até 9 de setembro.
Além da vacina contra a polio, os cerca de 40 mil postos em todo o país vão aplicar todas as vacinas que fazem parte do calendário de crianças e adolescentes menores de 15 anos, inclusive a da Covid.