Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta quinta-feira (1º), encomendada pela TV Verdes Mares, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador do Ceará conforme sexo, renda, religião e idade dos eleitores.
Capitão Wagner (União) aparece à frente entre homens e o público evangélico; já Roberto Cláudio está numericamente à frente quando considerado apenas a intenção de votos dos homens.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 29 e 31 de agosto em 56 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-08708/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05276/2022.
Os números gerais da pesquisa apresentam o seguinte cenário:
Resposta estimulada e única, em %:
- Capitão Wagner (União): 32%
- Roberto Cláudio (PDT): 28%
- Elmano de Freitas (PT): 19%
- Zé Batista (PSTU): 1%
- Chico Malta (PCB): 0%
- Serley Leal (UP): 2%
- Brancos e nulos: 10%
- Não souberam: 10%
PESQUISA POR SEXO, IDADE E ESCOLARIDADE
Considerando o segmento por sexo, Capitão Wagner tem vantagem com o público masculino: 22% das intenções de voto contra 14 de Roberto Cláudio e 12% de Elmano de Freitas. Entre as mulheres, os três candidatos aparecem tecnicamente empatados, com Elmano de Freitas numericamente à frente, com 10%; Capitão Wagner tem 9%, e Roberto Cláudio, 8%.
Em relação à idade, Roberto Cláudio aparece à frente dos concorrentes entre os eleitores com 60 anos ou mais, com 14%; Wagner tem 13% da intenção de voto desse público, e Elmano de Freitas, 9%.
RENDA, RAÇA E RELIGIÃO
Capitão Wagner lidera a pesquisa em todas as faixas de renda familiar, raça e religião, com maior vantagem entre evangélicos.
Considerando apenas evangélicos, Capitão Wagner tem 26% das intenções de voto; Roberto Cláudio tem 10% e Elmano de Freitas, 4%.
Entre os católicos, os três aparecem tecnicamente empatados, com Capitão Wagner numericamente à frente: Capitão Wagner tem 13% das intenções dos votos dos católicos; Elmano de Freitas e Roberto Cláudio têm 12% cada.
Fonte: G1