O Ceará voltou a vencer no Brasileiro após sete partidas de jejum e conseguiu ficar um pouco mais longe da zona de rebaixamento. Em casa, fez 2 a 1 no Santos, que continua vendo o G-6 se afastar a cada rodada. Guilherme Castilho e Zé Roberto anotaram os gols do Ceará no primeiro tempo, enquanto Marcos Leonardo diminuiu a desvantagem do Santos no segundo tempo.
A vitória fez o Ceará dar um pequeno salto na tabela de classificação, passando de 15º para 12º, agora com 31 pontos – a seis do Coritiba, que abre a zona de rebaixamento. O Santos, com 34 pontos, continua estacionado bem no meio da tabela, na 10ª colocação. Veja a classificação completa.
Primeiro tempo
Mal deu tempo de as duas equipes esquentarem campo, e o Ceará já abriu o placar. Aos seis minutos, Nino Paraíba acertou ótimo passe para Guilherme Castilho, que ficou na cara de João Paulo e só tocou para desviar do goleiro. O Santos tentou se recompor do golpe, mas suas investidas pouco incomodaram o goleiro João Ricardo. Depois, aos 29 minutos, Zé Roberto ganhou um presentão de Eduardo Bauermann, que tentou recuar para João Paulo, mas deu a bola para o atacante rival, que não vacilou e ampliou o placar para 2 a 0. Uma boa vantagem para os donos da casa antes do intervalo.
Segundo tempo
Com Luan em campo, o Santos voltou mais forte para o segundo tempo e conseguiu equilibrar a partida contra os donos da casa. O gol paulista quase saiu num lance sem querer, quando Felipe Jonatan cruzou da esquerda, e Gabriel Lacerda, ao tentar tirar, quase marcou contra – a bola bateu na trave. O Santos diminuiu pouco depois, aos nove minutos, num vacilo de Richard, que ao recuar, deixou Marcos Leonardo de frente para o gol. O garoto aproveitou. Com a vantagem mínima, o Ceará se segurou na defesa – às vezes até com exagero na cera – e conseguiu manter o placar até o fim.
O Ceará volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo, mais uma vez em casa, contra o São Paulo, com quem disputa posições na metade de baixo da classificação. O Santos terá pela frente um clássico: também no domingo, vai ao Allianz Parque para jogar com o Palmeiras.
Fonte: Globo Esporte