Na noite da última quinta-feira (13), por volta das 22h, a Central de Regulação de Urgências do Samu 192 Ceará, em Juazeiro do Norte, foi acionada para atendimento a uma ocorrência de engasgo em recém-nascido.
A criança, um menino de apenas um dia de vida, estava com os sinais vitais comprometidos após engasgo decorrente da amamentação. O médico de plantão e coordenador da Central de Juazeiro do Norte, Marco Rulim, atendeu à ocorrência e prestou as primeiras orientações para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, procedimento padrão em casos deste tipo.
Com as orientações e o acompanhamento do médico, por telefone, o tio da criança conseguiu realizar a manobra da forma correta, desobstruindo as vias aéreas do pequeno. Uma viatura do Serviço chegou ao local em seguida, dando continuidade ao atendimento e assegurando a saúde do bebê.
“Isso nos traz um momento de muita felicidade, por conseguir atingir o objetivo, trazer essa criança de volta de uma parada [cardiorrespiratória]. Toda a equipe que estava de plantão ficou muito emocionada, muito emotiva. Cada vida que salvamos é motivo para comemorarmos”, afirma Rulim.
Respeitando o desejo da família, as identidades da criança e de seus familiares serão preservadas.
Heimlich
A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.