O Flamengo venceu o Corinthians, por 6 a 5, nas penalidades máximas, nesta quarta-feira (19), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e se sagrou campeão da Copa do Brasil pela quarta vez. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1.
A equipe rubro-negra receberá R$ 60 milhões pelo título. Já os alvinegros ganharão R$ 25 milhões pelo vice-campeonato.
Anteriormente, os cariocas conquistaram a competição nas edições de 1990, 2006 e 2013.
Na ida, no dia 12 de outubro, na Neo Química Arena, as equipes empataram em 0 a 0. A data ficou marcada pelo recorde de público do estádio, em sua atual estrutura, sem as arquibancadas móveis da Copa do Mundo de 2014, com 47.031 torcedores.
O jogo
Com passe de Everton Ribeiro, Pedro abriu o placar chutando cruzado na saída do goleiro Cássio, aos seis minutos da primeira etapa.
Arrascaeta chegou a ampliar, aos 32 minutos. Entretanto, o assistente marcou impedimento após visualizar Gabriel Barbosa adiantado durante o passe de Pedro no começo da jogada. A decisão foi ratificada pelo árbitro de vídeo.
Aos 16 minutos da segunda etapa, Éverton Ribeiro aproveitou uma sobra de bola na área e marcou o que seria o segundo gol. Mas, novamente, houve invalidação por impedimento.
Aproveitando rebote na área, Giuliano chutou forte e empatou a partida aos 36 minutos. A torcida foi ao delírio e ascendeu sinalizadores, que causaram a interrupção da partida.
Estiveram presentes no estádio 68.907 pessoas.
Penalidades máximas
Fábio Santos marcou o primeiro para o Corinthians. Cássio defendeu a cobrança de Filipe Luís. Giuliano converteu em seguida. David Luiz fez o primeiro dos rubro-negros.
Renato Augusto marcou no meio do gol. Léo Pereira fez o seu. Fagner chutou no travessão. Éverton Ribeiro empatou. Yuri Alberto bateu seguramente no canto esquerdo. Gabriel Barbosa fez o quinto.
Maycon fez o seu. Everton Cebolinha igualmente. Mateus Vital isolou a bola. Rodinei fez o último.