Um idoso de 70 anos, identificado como Francisco Matos, foi preso nesta sexta-feira (21) por comércio ilegal de arma de fogo. Com o homem foram encontrados 360 munições de diversos calibres, 145 kg de chumbo e outros materiais.
O homem assumiu que vendia ilegalmente as munições, de acordo com policiais militares do estado. A prática sem autorização constitui crime, conforme o Estatuto do Desarmamento.
A fabricação ilegal de munições também pode apresentar risco, especialmente de explosão, caso o material seja armazenado de maneira inapropriada.
Armas apreendidas em 2021
As forças de segurança do Ceará apreenderam 6.080 armas de fogo durante o ano passado. Esse trabalho faz parte da estratégia adotada para reduzir as ocorrências de mortes provocadas por crimes violentos no estado, que apresentaram retração de 18% no ano passado.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do estado (SSPDS) informou que o quantitativo de armas apreendidos em 2021 é similar ao de 2020, quando foram tiradas de circulação 6.117 armas.