O futuro Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou junto com o presidente eleito Lula (PT) do encontro “Natal dos Catadores”, que é organizado todos os anos pela Associação Nacional dos Catadores em São Paulo.
Durante seu discurso, Haddad enfatizou sobre a missão dada por Lula quando for ministro.
“Nessa campanha o presidente Lula fez outra promessa: ‘Haddad, Ministro da Fazenda tem que ter a única preocupação, que é colocar o pobre no orçamento e rico no Imposto de Renda’. Ele me convidou nessa tarefa. Vamos ter um país mais justo, que precisamos. Todo mundo precisa de uma oportunidade na vida”.
Lula disse essa frase que o Haddad usou durante o evento em junho deste ano, na sua campanha eleitoral. A ampliação da faixa de isenção e distribuição de renda foram promessas, assim como taxação de lucros e dividendos.
Em novembro, o coordenador do PT responsável pela revisão do orçamento do próximo ano, senador eleito Wellington Dias (PT), informou que a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais não estará incluída nas discussões sobre os ajustes no orçamento de 2023.
Segundo ele, o tema será tratado ao longo do mandato de Lula, que vai de 2023 a 2026.
Fonte: G1