O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta quinta (26), que neste ano, 80 escolas da rede pública estadual passarão a ter Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs). sso representa mais de 70% da rede escolar funcionando em jornada ampliada no novo ano letivo em 2023. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças da vice-governadora Jade Romero, da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, da comunidade escolar e de outras autoridades.
A ampliação contempla 66 municípios, dos quais 27 recebem este tipo de unidade escolar pela primeira vez. Com isso, o Ceará tem agora 472 unidades escolares de jornada ampliada, sendo 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 341 EEMTIs, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios. Desde de 2016, esse é o anúncio com o maior número de escolas em tempo integral feito pelo Estado.
Para essa expansão em 2023, o Governo do Ceará investe R$ 300 milhões. O recurso é aplicado na ampliação, adaptação e aquisição de novos equipamentos, contas públicas, além da alimentação escolar, custos com salários de professores e contratação de terceirizados. As estruturas passarão por processos de adequação essenciais para a conversão ao modelo de ensino, como a climatização das salas de aula e as reformas de vestiários e refeitórios.
As EEMTIs contam com currículo composto de formação geral básica e itinerários formativos, que compreendem disciplinas eletivas e projeto de vida. Já as escolas profissionais ofertam o Ensino Médio integrado a cursos técnicos.
Na região do Cariri, cinco municípios serão beneficiados: Juazeiro do Norte, Mauriti, Barro, Campos Sales e Araripe. Confira as escolas do Cariri que passam a ter ensino em tempo integral no ano letivo de 2023, que começa na próxima segunda-feira (30):
JUAZEIRO DO NORTE
EEMTI Amália Xavier
EEMTI Alaíde Silva Santos
BARRO
EEMTI Deputado Antonio Leite Tavares
MAURITI
EEMTI Professora Eunice Maria de Sousa Freitas
ARARIPE
EEMTI Dona Carlota Távora
CAMPOS SALES
EEMTI de Campos Sales
Redação No Cariri Tem