Moradores do munício de Quixadá, no sertão central do Ceará, foram surpreendidos com um temporal na noite desta quinta-feira (2). A chuva acompanhada de ventos fortes e raios deixou ruas alagadas, destelhou casas e arrastou cadeiras e mesas de estabelecimentos comerciais.
Em vídeos divulgados por moradores nas redes sociais, é possível ver as rajadas de vento balançando as árvores e carros trafegando com dificuldades pelas vias. Em algumas regiões houve também queda de energia.
Moradores gravaram ainda estilhaços de telhas caídas sobre um carro após serem arrancadas pela força do vento enquanto alguns comerciantes tentavam retirar a água que invadiu os estabelecimentos.
A Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica, informou que as chuvas e os ventos causaram danos à rede elétrica, arremessando objetos em estruturas e afetando o fornecimento de energia para alguns clientes. O número de técnicos que atuam para reparar os danos foi reforçado e os locais afetados são inspecionados para normalizar o fornecimento o quanto antes.
Ver essa foto no Instagram
Prejuízos
O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, afirmou que quase 100 profissionais estão atuando nas ocorrências e não houve fatalidades ou pessoas gravimente feridas. “Essa ventania trouxe diversos problemas e prejuízos, desde casas, prédios privados (lojas, comércio), como alguns prédios públicos também foram danificados, além de queda de árvores, muros, postes, portões de casas e alguns pontos de alagamento”, disse o gestor.
Silveira informou ainda que foi assinado um decreto suspendendo as atividades nos prédios públicos que foram afetados pelas chuvas.
Previsão
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para esta sexta-feira (3) é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões do Ceará com chuva isolada na faixa litorânea, na Ibiapaba, no oeste do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
Nas demais regiões, há alta possibilidade de chuva isolada.
Por: G1