O Centro Cultural do Cariri inicia o mês de março com atividades culturais para todas as famílias, com destaque para teatro de bonecos, encontro de educadores musicais, feirinhas, vivências afirmativas e uma roda de conversas com tatuadoras, uma programação para valorizar o universo feminino no mês das mulheres. As ações acontecem neste sábado (4) e domingo (5) e seguem das 8h às 20h. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante.
No sábado (4), o dia começa com o projeto Bora Brincar, que traz nesta semana a Vivência de Teatro de Bonecos, com Josefa Mônica, das 9h às 11h30, no Parque do Centro Cultural, com classificação livre para a criançada e presença de intérprete de libras. Pela tarde, às 15h30, no Bosque, acontecerá o primeiro encontro de Educadores Musicais do Cariri – Cheganças & Chegadas, para maiores de 16 anos. A feirinha abre a partir das 16h e segue até às 20h, no Bosque. Vale conferir os produtos e comidinhas que estão à venda.
No domingo (6), os espaços verdes do Centro esperam as famílias para os famosos piqueniques que já fazem sucesso na programação. A partir das 16h, o público poderá conferir a “Vivência Identidade e Estética Negra através do Turbante”, com Maria Renata, no Parque. A ação é livre para todas as idades e contará com intérprete de libras. Às 18h, no Átrio do Centro Cultural do Cariri, ocorrerá uma roda de conversa com a temática “Cada corpo, seu texto: mulheres tatuadoras e mulheres tatuadas – estética e mercado”, com a participação das tatuadoras Suyane, soupixo (Crato), Thayná (Juazeiro), Amanda (Barbalha) e mediação de Frances Marina. A ação também contará com a presença de um intérprete de libras.
Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.
Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café e planetário.
Programação
Sábado (04/03)
Vivência de Teatro de Bonecos, com Josefa Mônica
9h às 11h30
Parque
Livre
*Com intérprete de libras
Cheganças & Chegadas – I Encontro de Educadores Musicais do Cariri
15h30
Bosque
16 anos
Feirinhas do Centro Cultural do Cariri
16h às 20h
Parque
Livre
Domingo (05/03)
Vivência Identidade e Estética Negra através do Turbante, com Maria Renata
16h
Parque
Livre
*Com intérprete de libras
Roda de conversa “Cada corpo, seu texto: mulheres tatuadoras e tatuadas – corpo, estética e mercado”
Tatuadoras: Suyane (soupixo) / Thayná Amaral / Amanda Araújo
Mediação: Frances Marina Cunha
18h às 19h30
Átrio
*Com intérprete de libras
Feirinhas do Centro Cultural do Cariri
16h às 20h
Parque
Livre