Com 71 bases instaladas em todo o Ceará, o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), completa 19 anos de existência. A unidade especializada nasceu no dia 12 de março de 2004 e hoje, na data em que comemora seu aniversário, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza todos os profissionais que prestam seus serviços na maior unidade de motopatrulhamento do Brasil.
No CPRaio, com a utilização de motocicletas é possível acessar locais que uma viatura convencional não consegue alcançar. A doutrina ensinada em seu curso de formação é considerada uma das melhores do país e cada integrante da equipe segue suas regras rigorosamente. Esse destaque é o que leva muitos agentes de segurança a sonharem em trabalhar na unidade.
O tenente-coronel PM Joaquim Oliveira, comandante do CPRaio, explana sua satisfação em liderar esses militares. “Atualmente estou no comando do CPRaio e me sinto muito honrado por estar à frente de grandes profissionais e por fazer parte dessa história, que foi construída pelas mãos de grandes comandantes que já passaram por aqui”.
O comandante é grato e sente-se contente pela missão concedida a ele. “Fico muito feliz por Deus ter me abençoado e me dado a missão de estar à frente da unidade Raio, local onde comecei minha carreira profissional. Na época, não era Raio, era pelotão de motos, local onde eu realmente aprendi o que é ser polícia e como era o dia a dia dos policiais que fiscalizavam e faziam patrulhamento em duplas de motos. Hoje, podemos ver o universo que é o CPRaio”. Ressalta o oficial.
Sobre o CPRaio
A unidade especializada nasceu no dia 12 de março de 2004, atuava apenas na capital e contava com 16 policiais militares e oito motocicletas. Atualmente, o CPRaio está presente em 70 cidades cearenses. Ao todo, o comando possui cinco batalhões, 19 companhias e 53 pelotões. Seu efetivo é composto por 2.932 militares, 1.428 motocicletas e 112 viaturas. A expansão dessa modalidade de policiamento surgiu para reforçar a segurança da Região Metropolitana e do interior do Estado. O CPRaio é a maior unidade de motopatrulhamento do Brasil.
Curso de Formação
Para se tornar um integrante do CPRaio, o policial militar passa por um curso de formação que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os “raianos” são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático em motocicletas. O comando também recebe polícias de vários estados para serem treinados.