Equipes da Força-Tarefa de Segurança Pública de Mossoró/RN buscavam prender, em ação conjunta com Polícia Civil (DIVIPOE), Polícia Penal e Polícia Militar/CE, na manhã desta terça-feira (21/3), em Icapuí/CE, um homem de 29 anos que, ao ser abordado, efetuou diversos disparos contra os policiais, que reagiram, o que ocasionou óbito do indivíduo em questão.
De acordo com as investigações das equipes da Segurança Pública, o suspeito era uma das lideranças da facção criminosa com atuação em presídios do estado, sendo responsável por coordenar os ataques no município de Mossoró/RN.
Em recente ação da Polícia Civil ocorrida em um lava-jato da cidade de Mossoró, haviam sido apreendidos cerca de 100 litros de gasolina, além de munições, em um dos endereços do acusado.
A operação teve a integração com o Laboratório de Operações Cibernéticas – CIBERLAB/DINT da SENASP/MJSP, das Forças-Tarefa SUSP/Mossoró, Paraíba e Natal, de Combate ao Crime Organizado.
A ação interagências faz parte de um conjunto de operações integradas e coordenadas pela SENASP/MJSP e SESED/RN para reprimir a atuação de facções criminosas no Estado do Rio Grande do Norte.
As Forças-Tarefa são compostas pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretarias de Administração Penitenciária (SEAP), Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Ataques no RN
O Rio Grande do Norte registrou ações criminosas em pelo menos 56 cidades desde a última terça-feira (14). Até o último domingo (19), o estado contabilizou ao menos 284 ataques contra prédios públicos, comércios e veículos.
Na noite desta terça, oitavo dia de ataques em Natal, uma van que estava em uma rua também foi queimada no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste. O veículo foi incendiado por volta das 19h e o Corpo de Bombeiros combateu o fogo.
Pela madrugada, bandidos dispararam tiros contra um fórum, atearam fogo em uma garagem municipal e tentaram incendiar a sede de um sindicato rural em cidades do interior do estado. Em Natal, pelo menos um criminoso tentou colocar fogo em uma garagem do setor de transportes da Polícia Civil e também em um barco na Praia da Redinha, mas nas duas situações o fogo não se alastrou.
Pela manhã, um artefato explosivo foi encontrado na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. O Bope foi acionado e explodiu o artefato por volta das 8h20.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 146 pessoas suspeitas de envolvimento nos crimes foram presas, 41 armas e 139 artefatos explosivos foram apreendidos – dados referentes até 15h30 desta terça-feira (21).
Informações da Polícia Federal e G1