As chuvas intensas registradas na Região do Cariri nos últimos dias provocaram o aumento do nível do Rio Salgado, em Lavras da Mangabeira, que acabou não comportando o volume hídrico e transbordou, nesta terça-feira (28). A água invadiu ruas, praças, imóveis e estradas, provocando o isolamento de algumas regiões.
O coordenador da Defesa Civil do Município, Raimundo Custódio Neto, explicou que a elevação do nível d’água também foi registrada em outros afluentes e reservatórios da área, o que causou o isolamento. Sítio Boqueirão, Patos I, Pato II, Lagoa Seca, Pacheco, Amaniutuba e a região do Riacho do Rosário são algumas das comunidades que tiveram as vias de acesso invadidas pela cheia.
Na Zona Urbana, as regiões mais baixas estão sendo as mais afetadas. A água do rio invadiu as residências e comércios e, conforme Raimundo Custódio Neto, o nível do Rio Salgado continua a subir.
“Estou com o prefeito e toda a equipe de secretários. Estamos fazendo um levantamento [sobre os danos], fazendo as visitas [aos locais afetados] e nos disponibilizando a atender as necessidades do povo”, detalhou.
Dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indicam que, entre domingo (26) e segunda-feira (27), a localidade registrou precipitações de 71 milímetros (mm).
Segundo o gestor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) Edileudo Lopes, o sangramento do açude Rosário, reservatório localizado no distrito de Quitaiús, pode ter provocado o transvazamento do curso d’água.
Na semana passada, a intensa atividade pluviométrica na região já tinha elevado o nível do rio ao “limite”, deixado as autoridades em alerta, conforme relatou o coordenador da Defesa Civil de Lavras da Mangabeira na época.
Por: Diário do Nordeste