O humorista e ator Jorge Lafond é homenageado com uma versão do doodle do Google, nesta quarta-feira (29). Conhecido por interpretar “Vera Verão”, Lafond completaria 71 anos nesta quarta.
Lafond morreu aos 50 anos, em 2003, em São Paulo. À época havia sido hospitalizado com problemas cardíacos.
Além de ser ator e comediante, Lafond também era bailarino. Na televisão, atuou em programas como “Viva o Gordo” e “Os Trapalhões”, além da novela “Sassaricando”, todos da TV Globo.
Interpretando “Vera Verão”, Lafond fez muito sucesso entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000. A personagem era um dos destaques do programa “A Praça é Nossa”, do SBT.
Natural do Rio de Janeiro, também sempre marcava presença no Carnaval, tendo desfilado por diversas escolas de samba.
Em 2002, Jorge Lafond desfilou na avenida como Rainha de Bateria da escola de samba Unidos de São Lucas. Este foi o seu último Carnaval.
Jorge começou a dançar quando criança, tendo estudado balé clássico e dança contemporânea africana. Mais tarde, formou-se em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Um dos ícones LGBTs dos anos 1990, o carioca tentou esconder que era homossexual na adolescência. Ele abraçou a sexualidade posteriormente, mesmo não sendo bem recebido em todos os espaços.
Na homenagem, o Google reconhece Lafond como um dos pioneiros em representações que ajudaram a quebrar estereótipos h0m0f01c0s. “Ele foi e continua sendo um modelo para outros g4ys na América do Sul e ao redor do mundo”, aponta.
A vida de Lafond será transformada em um musical, chamado “Jorge Para Sempre Verão”. A peça está em processo de pré-produção, dirigida por Rodrigo França.