Em participação na sessão da Câmara Municipal do Crato, nesta segunda-feira, 17, o Secretário de Infraestrutura do município, Ítalo Samuel, anunciou aos vereadores a licitação para pavimentação de mais de 30 ruas somente na zona rural, com investimentos na ordem de R$ 5 milhões, por meio do Programa Caminhos do Crato.
Ele esteve no legislativo para levar esclarecimentos sobre as ações de recuperação das estradas vicinais, afetadas nesta quadra invernosa, que já apresenta um volume de chuvas maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Dados da Funceme apontam que, apenas referente à março, o aumento foi em torno de 20%, se comparado ao mesmo mês de 2022. As precipitações têm afetado, principalmente, a zona rural. São quase mil quilômetros de estradas vicinais cortando dez distritos no Crato.
Segundo o secretário, os serviços de manutenção viária estão sendo realizados de forma emergencial, a exemplo da colocação de manilhas em trechos das estradas dos Sítios Mata, Campo Alegre e Altos, além da recuperação de passagens molhadas no Sítio Jaburu, Baixio das Palmeiras e em outras localidades.
Para esses trabalhos, ele disse que são utilizados equipamentos pesados, como retroescavadeiras, pá carregadeiras, caçambas e motoniveladoras. Também há processo licitatório para locação de mais máquinas, se necessário.
“Atualmente, estamos fazendo intervenções no Sítio Faustino e vamos fazer piçarramento em Santa Fé e em outros distritos”, afirmou Ítalo Samuel.
“Através do Programa Caminhos do Crato, temos contemplado com pavimentação asfáltica, em pedra tosca e em paralelepípedo acessos a sítios, como o do Chico Gomes e Areias, além de passagens molhadas.