Uma mulher de 47 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica de uma geladeira, em Brejo Santo, nesta quarta-feira, 26. O corpo dela foi encontrado pelo seu esposo, que se deparou com a mulher já sem vida, ao lado do eletrodoméstico, quando este chegou na residência do casal.
A Perícia Forense esteve no local para realizar os procedimentos padrões. O fato causou enorme comoção no Sítio Umbuzeiro, onde a vítima morava com o marido. Testemunhas disseram não ter ouvido sinais sonoros atípicos vindos da residência. O laudo pericial deve apontar com precisão as circunstâncias do óbito.
Confira algumas dicas para evitar choques com aparelhos elétricos em casa
Ao ligar os eletrodomésticos na tomada, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem é igual à indicada pelo fabricante do equipamento.
Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.
Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.
Nunca use aparelhos elétricos próximos a locais úmidos. Após o banho, apenas usar secadores, barbeadores elétricos e chapinha após se secar bem, pois a água é um condutor de corrente elétrica.
Chuveiro elétrico
Desligue o chuveiro elétrico antes de mudar a chave verão/inverno.
Benjamim
O uso exagerado do “T” ou benjamim e extensões em geral é muito perigoso. O excesso de carga elétrica pode causar curtos-circuitos e até incêndios.
Aterramento
Verifique se seu terreno está devidamente aterrado. O aterramento é de extrema importância, pois é um sistema que evita desequilíbrios na rede elétrica e previne contra choques elétricos quando em contato com partes metálicas ou falhas no isolamento de equipamentos elétricos.
Manutenção
As instalações elétricas internas devem periodicamente passar por manutenção e devem estar devidamente aterradas – contrate um eletricista profissional de sua confiança.
Com informações de News Cariri