Foi cortado na manhã desta sexta-feira (19), no Sítio Flores, em Barbalha, o jatobá de mais de 23 metros que será utilizado como mastro para bandeira de Santo Antônio de 2023. Pesando cerca de 2 toneladas, o tronco escolhido ficará descansando na mata por 15 dias e só será tocado novamente no dia do cortejo, marcado para o dia 04 de junho, pelos carregadores.
Antes do corte, os carregadores se reuniram no mercado municipal para um café da manhã reforçado e o famoso “caldinho”. “Antes de seguir para o Sítio Flores, os carregadores passam aqui no mercado para tomar nosso famoso caldo reforçado, para dar aquela força no momento do corte. Afinal, o tronco esse ano tem mais de 2 toneladas. Logo em seguida, vamos caminhar pelas ruas de Barbalha até a Igreja Matriz de Santo Antônio, onde iremos receber as bênçãos do nosso padre para, enfim, seguir e subir as estradas do Sítio Flores e realizar o corte do Pau da Bandeira de 2023”, explicou o Capitão dos Carregadores, Rildo Teles.
Para o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna, o dia do corte do pau da bandeira é o ‘ponta pé’ inicial das festividades do padroeiro de Barbalha. “Hoje Barbalha já está respirando a Festa de Santo Antônio. O dia do corte é o ‘start’ em todo barbalhense que a festa se aproxima. Uma festa que já é só de Barbalha, mas sim, do Ceará e de todo o Brasil. Nossa festa se tornou patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão dos nossos grupos culturais. Portanto, estaremos todos juntos, no dia 04, e durante toda a programação da festa, fazendo valer nossa identidade, cultura e tradição”, pontuou o Secretário.
**Meio Ambiente**
É importante ressaltar que todo o processo de escolha e corte do pau da bandeira é executado com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio). Após o corte, é realizado o reflorestamento de árvores. “Todo o procedimento é acompanhado pelas autoridades ambientais. Vale lembrar que a cada corte do pau da bandeira, é realizado o plantio de 20 árvores”, explicou o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna.
**Ornamentação**
Além do corte do pau da bandeira, nos próximos dias, as principais ruas e avenidas de Barbalha receberão o colorido das bandeirinhas típicas da Festa de Santo Antônio. Este ano, a ornamentação está prevista para os seguintes locais: Largo das Igrejas do Rosário e Matriz; Rua do Vidéo; Rua da Matriz; Marco Zero; entrada da cidade Praça Monsenhor Murilo e Av. Salustiano Canuto de Sousa, Av. Cal. João Coelho, Praça do Centenário, Rotatória da descida do Caldas, Largo da estátua de Santo Antônio.