Após receber críticas dos jurados do MasterChef Brasil com o polêmico baião com shoyu, o cearense Leonardo foi elogiado pelos jurados do programa na edição desta terça (13).
O episódio fez uma viagem gastronômica direto ao Pantanal Mato-Grossense e os cozinheiros tiveram que preparar pratos saborosos utilizando iguarias típicas da região pantaneira.
Leonardo entregou um sarrabulho de miúdos. Utilizando os acompanhamentos: arroz de pequi e farofa de urucum, o cearense, foi um dos destaques da edição.
“Foi a melhor comida que tu fez fez no MasterChef até agora”, disse a jurava Helena Rizzo.
Leonardo declarou, por meio das redes sociais, nesta quarta (14), que homenageou a região do Cariri, que utiliza muito o pequi, iguaria que não é tão conhecida na capital Fortaleza.
“Foi lá no Cariri que eu aprendi a comer pequi. O pessoal lá tem muito costume de comer arroz de pequi, galinhada com pequi. Então, o arroz de pequi foi uma forma de eu homenagear a região do Cariri”, disse ele.
Confira no final da matéria a receita do Sarrabulho pantaneiro com arroz de pequi realizada por Leonardo no programa. Aprenda a fazer em casa em apenas 1 hora!
Ao término da disputa, Mariane levou a melhor e conquistou elogios de Erick Jacquin com um bem temperado arroz carreteiro: “Quando é bom não tem melhor”, disse o chef orgulhoso.
A bancária celebrou o feito não só por agradar o francês, mas também por poder honrar, na cozinha, a história da mãe dela, com quem costuma preparar o prato no sítio da família. Pin dourado para Mari!
Diego foi para sua primeira eliminação do MasterChef nesta terça-feira (13) e não deu sorte: o carioca saiu do talent show após entregar uma coxa creme que não agradou aos chefs. De acordo com a avaliação de Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira, o frango do salgado estava cru, o que foi decisivo para a eliminação. Ao lado de Camila e Emanuel, ele ainda ouviu uma dura crítica do jurado francês que, no fim, lamentou a saída do cozinheiro.
Sarrabulho pantaneiro com arroz de pequi
INGREDIENTES
- 300 grama(s) de fígado bovino
- 150 grama(s) de rim bovino
- 2 unidade(s) de cebolas grandes
- 2 unidade(s) de tomates grandes
- 1 unidade(s) de pimentão
- 1 cabeça(s) de alho
- 1 maço(s) de cebolinha
- 500 ml(s) de vinho tinto seco
- 2 unidade(s) de pequis
- cominho a gosto
- 1 unidade(s) de limão
- azeite a gosto
- manteiga a gosto
- pó de urucum a gosto
- 3 unidade(s) de pimentas-de-cheiro
- pimenta do reino a gosto
- 300 grama(s) de farinha de mandioca
- 200 grama(s) de arroz parboilizado
- água o suficiente para cozinhar o arroz
MODO DE PREPARO
Sarrabulho: Escalde os miúdos (fígado e rim), corte em cubos e lave-os com o suco de um limão. Tempere com sal e pimenta, acrescenta a cebola, o tomate, o pimentão, o alho, a pimenta-do-reino e o cominho. Junte a pimenta-de-cheiro, o urucum e o vinho tinto seco. Coloque tudo na panela, acrescente 2 batatas em cubos, complete com 500 mls de água e deixa cozinhar por 40 minutos.
Arroz de pequi: Refogue meia cebola com 3 dentes de alho e um pequi. Acrescenta o arroz com o dobro de água, regule o sal e a pimenta. Deixa a tampa semiaberta e, quando o arroz chegar ao ponto, acrescente 1 colher de manteiga. Apague o fogo e tampa a panela.
Farofa de urucum: Refogue meia cebola com 3 dentes de alho e 1 colher de urucum em pó. Vá adicionando a farinha de mandioca até chegar ao ponto da farofa.
Redação No Cariri Tem com informações da Band