A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram, nesta quarta (2), redução nos juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A notícia veio após o anúncio do Banco Central sobre o corte na taxa Selic.
Após três anos, o Copom reduziu a Selic em 0,50 ponto percentual ao ano, passando de 13,75% para 13,25%.
Segundo o comunicado da Caixa, a partir desta quinta (3), os juros passam de 1,74% para a partir de 1,70% a.m., representando uma redução total de 2,3%.
Com a diminuição, em um contrato com valor líquido de R$ 10 mil, em 84 meses, o cliente passa a economizar um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato.
Para presidenta da CAIXA, Rita Serrano, a redução nas taxas de juros do consignado é o início de um processo para oferecer preços mais justos na concessão do crédito, promovendo a democratização do acesso aos recursos bancários.
Já no Banco do Brasil, os juros passam de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% ao mês para 1,89% ao mês no patamar máximo. As novas taxas entram em vigor na sexta-feira (4). O banco informou, ainda que os juros estão mais atrativos nas linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º Salário-mínimo.
Na pessoa jurídica/MPE, há reduções no desconto de títulos, capital de giro, conta garantida e em outros produtos. As reduções variam de acordo com o relacionamento com os clientes e as consultas poderão ser realizadas já nesta sexta (4), por todos os canais de atendimento do BB.
Nayara Santos/No Cariri Tem