A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), por meio do Programa Corredores Digitais, está com inscrições abertas para a Jornada Bora Criar, edital que selecionará até 180 startups em estágio inicial. As ideias selecionadas irão participar do processo de aceleração promovido pelo hub cearense que apoia e desenvolve negócios inovadores.
Para se inscrever na Jornada Bora Criar, os interessados devem ter um projeto que desejam transformar em negócio, possuir uma equipe multidisciplinar formada por dois a três integrantes e ter mais de 16 anos. As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto pelo site www.corredoresdigitais.info.
Qualificação e benefícios
Voltada para pessoas que possuem uma ideia, mas ainda não sabem como transformá-la em um negócio viável, a Jornada Bora Criar irá oferecer qualificação, rede de mentoria com especialistas de diversas áreas, benefícios com parceiros e networking para incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do Ceará.
Rede de Ambientes de Inovação
Na edição de 2023, a modalidade chega com uma novidade: a ampliação do trabalho do Corredores Digitais por meio da Rede de Ambientes de Inovação. Capacitados pelo programa, os ambientes estão distribuídos em 11 regiões do Ceará, promovendo uma maior integração entre os agentes do ecossistema de inovação e permitindo também que os benefícios do Corredores Digitais alcancem pessoas em todo o estado, incluindo as cidades do interior.
“A Rede de Ambientes de Inovação trouxe um diferencial a mais para o Programa Corredores Digitais. Com um trabalho concentrado, já apoiamos mais de 1200 ideias inovadoras. Agora que contamos com mais agentes capacitados para atuarem nesse processo, poderemos impactar em novas escalas a nossa economia, auxiliar empreendedores distribuídos em todas as regiões cearenses e viabilizar soluções inovadoras para o Estado”, destaca Sarah Monteiro, gerente técnica do Programa Corredores Digitais.
Confira a lista de ambientes de inovação habilitados por região
Grande Fortaleza
Agência de Inovação Nutec
Área 42 Coworking
Centro de Empreendedorismo e Inovação
Elephant Coworking
Hub de Inovação de Itaitinga – TecnoIta
Meteora
Mindset Universitário para Desenvolvimento de Empreendedores (Mude)
NINNA Hub
Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (Partec/UFC)
Planet Hub de Impacto e Inovação
Litoral Leste
Instituto Vale do Jaguaribe – IVJ
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Aracati
Litoral Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Acaraú
Litoral Oeste e Vale do Curu
Universidade Federal do Ceará
Maciço de Baturité
Maciço Valley
Unilab Hub
Centro-Sul
Incubadora de Empresas do IFCE – campus Cedro
Laboratório de Biodiversidade – Biodiverse
Sertão Central
Coordenação de Extensão Tecnológica
Inove – Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC em Quixadá
Sertão do Cariri
Centro de Inovação Tecnológica do Cariri – CIT Cariri
InoveUFCA (Incubadora e Ecossistema de Inovação da Universidade Federal do Cariri)
Sertão de Sobral
Centro de Inovação Tecnológica IFCE-Sobral
Icetel – Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança
Inovar Uninta
Sala de Criatividade e Inovação – Faculdade Luciano Feijão
STDE
Sertão de Crateús
SParC – Ecossistema Parque Tecnológico de Crateús
Vale do Jaguaribe
Incubadora de Empresas do IFCE campus Limoeiro do Norte
Sobre o Corredores Digitais
O Corredores Digitais é um Hub de Inovação do Governo do Ceará, realizado pela Secitece e que promove o desenvolvimento de negócios do começo à geração de seus resultados. Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo prático de qualidade e atualizado, além de possibilitar conexões. Oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking.
Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o programa também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado.