Na tarde deste domingo, 27 de agosto, o setor VII, que corresponde às capelas e comunidades localizadas na Rua do Horto e cercanias, fizeram uma bonita festa para o tradicional momento da caminhada com a bandeira e a imagem de Nossa Senhora das Dores. O cortejo, que marca a abertura oficial da Festa e Romaria, partiu da residência da família de Alisson Oliveira e Francisca Ludgero, na Colina do Horto.
O percurso de 4 km reuniu pessoas de todas as idades. Aqueles que não podiam acompanhar a caminhada saudavam Nossa Senhora com aplausos, jogavam pétalas de flores e cantavam com alegria os louvores à Mãe querida. Havia também os que aproveitavam para fazer fotografias, a fim de deixar guardada no coração e na memória dos eletrônicos a passagem da padroeira.
Depois de mais de uma hora, quando já era noite, o povo caminhante chegou ao patamar da Basílica Santuário de Juazeiro do Norte para o hasteamento das bandeiras e a Santa Missa. “Cantando o hino da padroeira, queremos elevar a Deus não só a bandeira, esse sinal, mas também o nosso compromisso de ser povo de Deus. Que ao participarmos da celebração desta noite, nossa alegria de viver o Evangelho seja renovada”, disse o Padre Cícero José, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, no instante que antecedeu o hasteamento.
Foi pelas mãos do diácono Thiago Brito, ministro ordenado recém-chegado à Casa da Mãe das Dores, que a bandeira da padroeira subiu deslizante pelo mastro enquanto o hino “Virgem Bendita” era entoado. Além dele, os agentes de pastoral da paróquia também soergueram as bandeiras dos estados do Nordeste, representando os romeiros, e a do Vaticano, sinalizando a unidade com a Igreja no mundo inteiro.
Celebrar o Sacrifício Pascal em comunhão com os irmãos
A Santa Missa teve início logo depois do hasteamento e foi presidida pelo Padre Raimundo Nonato, vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Salesianos). É costume que a Celebração Eucarística deste primeiro domingo dos festejos seja assumida pela Congregação Salesiana atuante em Juazeiro do Norte, que participa como noitário.
Por: Nayane Moreira