Nesta quarta-feira, 6, a Secretaria de Meio Ambiente do Crato recebeu um reforço para as ações fiscalizatórias conduzidas por seus agentes, um drone. A entrega foi realizada pelo Projeto Visão da Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente em comunidades de Matrizes Africanas, realizado pelo Instituto Ipanujé e Ilé Asé Omo Ayê.
O drone DJI Mini 2, recebido pelo secretário George Borges, o adjunto Stephenson Ramalho e a equipe técnica da pasta, fortalecerá as ações de fiscalização, inclusive será utilizado para identificar potenciais casos de maus-tratos a animais em residências fechadas ou de difícil acesso. Para o secretário, “o equipamento irá ampliar a atuação dos fiscais ambientais, inibindo práticas e condutas vedadas contra o meio ambiente e os animais”.
Sobre o projeto
O Projeto Visão da Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente nas comunidades de Matrizes Africanas na cidade do Crato visa traçar um panorama das relações das religiões de matriz africana, frente a temática ambiental numa triangulação com as metas estabelecidas pelo ONU quando da promulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Dentre as ações, estão também a fixação de placas de prevenção ao meio ambiente em pontos estratégicos na Chapada do Araripe, lixeiras, limpeza semanalmente da Cascata do Crato e realização de Capacitação Técnica Ambiental nas Casas de Umbanda do município.
Essa é uma ação com patrocínio da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e emenda parlamentar da vereadora Mariângela Bandeira.