No segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro Série D, o Ferroviário derrotou a Ferroviária/SP por 2 a 1 no estádio Presidente Vargas e conquistou o Bicampeonato Brasileiro nesta tarde de sábado (16). Com o título, o Tubarão da Barra entrou para a história no cenário estadual e nacional.
Durante os últimos 90 minutos da decisão, o Ferroviário precisou de apenas um minuto para balançar as redes, logo quando Ciel recebeu uma enfiada e de bola e tocou na saída do goleiro que deu rebote, e o atacante tocou para o lado onde encontrou Deizinho que empurrou para o fundo do barbante. O gol de empate do Ferrinha saiu também no primeiro tempo, precisamente, aos 38 minutos com Vitor Barreto anotando um belo gol.
Já na volta do intervalo, Ciel, o cruel, recebeu um cruzamento de Kadu Barone para anotar o gol da vitória aos 6 minutos. Com o gol no duelo de hoje, Ciel chegou a marca de 12 gols na competição, empatado com Pablo Thomaz do Operário/MT como terceiro artilheiros da competição.
A conquista de mais um título nacional da Série D para o futebol cearense (Guarany – 2010, Ferroviário – 2018, Ferroviário – 2023) colocou o Nordeste na liderança com seis títulos para a região, contra cinco do Sudeste, dois do Sul, um do Norte e outro do Centro-Oeste.
O Ferroviário também tornou-se o primeiro clube bicampeão da competição, sendo o terceiro clube a conquistar o certame de forma invicta e o primeiro clube cearense a levantar um troféu nacional por duas vezes. O Tubarão também tornou-se o clube campeão com a maior sequência invicta na história do futebol brasileiro com 24 jogos.
A trajetória coral foi composta por 15 vitórias e nove empates.
FCF