A segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Tel Aviv, Israel, às 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (11/10) com 214 brasileiros resgatados após os conflitos entre palestinos e judeus. Neste voo, pela primeira vez ocorre o transporte de animais, sendo um cachorro e três gatos. O voo terá duração prevista de 14 horas, com estimativa de chegada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 3h desta quinta-feira (12/10). A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo Governo Federal.
A terceira aeronave empregada na operação, um KC-390 Millennium (Embraer), pousou em Roma, na Itália, às 14h05 (horário local) desta quarta-feira (11/10). O próximo destino será Tel Aviv.
Ainda nesta quarta-feira (11/10), a FAB envia a quarta aeronave, um KC30 (Airbus A330 200), para a repatriação de brasileiros. A decolagem, com previsão para as 17h (horário de Brasília), será na Base Aérea de Brasília (BABR). O destino inicial é Roma, capital da Itália, de onde prosseguirá para Israel.
Primeiro voo da FAB com brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil
A primeira aeronave com 211 brasileiros vindos de Israel aterrissou na Base Aérea de Brasília às 4h07 desta quarta-feira (11/10). Entre os repatriados estão turistas, empresários, escritores, pastores, e aposentados que estavam em várias regiões de Israel. A logística começou a ser organizada no sábado (07/10) pelo Governo Federal, quando teve início o conflito que já deixou milhares de mortos dos dois lados da fronteira.
Na chegada a Brasília, os passageiros foram recepcionados pelo ministro da Defesa, José Múcio; pela ministra das Relações Exteriores substituta, Maria Laura da Rocha; e pelo comandante da Aeronáutica tenente brigadeiro Damasceno.