A obra do contorno do Crato, executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), chegou a 31% de execução. O principal objetivo é tornar o trânsito eficiente e reduzir o fluxo de veículos pesados nos grandes centros urbanos. As intervenções ocorrem em um trecho de 7,5 km da CE-388, seguindo do entroncamento das BR-122 e CE-386 até a conexão com a CE-292, no município de Crato, região do Cariri.
A rodovia funcionará como uma rota alternativa para o transporte de passageiros e mercadorias, reduzindo o tempo de deslocamento e evitando ocorrências de acidentes na área. Além disso, a via está recebendo um novo acesso ao Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento turístico da região.
“O contorno do Crato está entre os grandes investimentos em mobilidade para a região do Cariri, a exemplo também do Contorno de Juazeiro do Norte. Entendemos que a abrangência e a qualidade da malha viária devem acompanhar e refletir o desenvolvimento econômico e as potencialidades da cadeia produtiva do estado”, ressalta o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.
Intervenções na CE-388, contornando o Crato, do entroncamento das BR-122 e CE-386 até a conexão com a CE-292
São aproximadamente R$ 39,7 milhões de investimentos estaduais para duplicar a CE-388, por meio do Programa Ceará de Ponta a Ponta. Além da duplicação, o projeto inclui dois segmentos de pontes que cruzam o Rio Batateiras, um viaduto com extensão 200 metros e o acesso ao Centro Cultural do Cariri. Um conjunto de estruturas que vão garantir mais comodidade e agilidade aos usuários que se deslocam pela região, ao passo que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do polo do Crajubar.
“Já instalamos os bueiros e executamos as fundações de pilares e vigas do viaduto e das pontes previstas no trecho. Estamos concluindo os serviços de terraplanagem para iniciar a montagem das lajes. Na sequência, faremos a aplicação das camadas de base e sub-base, e, por fim, o revestimento asfáltico da estrada”, detalha o gerente do Distrito Operacional do Cariri, José Muniz.
O trecho duplicado será integrado com um novo acesso ao Centro Cultural do Cariri