O Brasil começou os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 a todo vapor. No primeiro dia de disputas por medalhas, o Time Brasil somou 13 pódios (4 ouros, 3 pratas e 6 bronzes), terminando o sábado (21/10) na terceira colocação do quadro geral de medalhas da competição, atrás de Estados Unidos e México.
Pela manhã, veio a primeira medalha do Brasil em Santiago: José Gabriel Almeida conquistou o terceiro lugar no Ciclismo Mountain Bike. A modalidade também reservou um outro ouro verde e amarelo no feminino: Raiza Goulão também levou o bronze. Os dois são bolsistas na categoria Internacional.
A glória do primeiro ouro brasileiro acabou nas mãos da mais jovem atleta do Time Brasil: Rayssa Leal. Ela somou 236.98 na final do skate street e garantiu o lugar mais alto do pódio. E ainda teve dobradinha verde e amarela. Pâmela Rosa ficou com a prata, ao somar 211.34. As duas também são bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal.
No street masculino, mais um ouro, dessa vez com Lucas Rabelo. Ele somou 264,45 e ouviu o hino nacional no alto do pódio.
Chuva de medalhas na piscina
A natação brasileira brilhou no primeiro dia de provas. Do Centro Aquático, saíram nada menos que seis medalhas: 2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes. Guilherme Costa venceu os 400m livre e a equipe brasileira ficou com o ouro nos 4 x 100m livre. As pratas vieram com Leonardo de Deus nos 200m borboleta e Maria Fernanda Costa, nos 400m livre. E os bronzes foram cortesia de Gabrielle Roncatto nos 400m livre e da equipe feminina no revezamento 4 x 100m livre. Dos 12 atletas que conquistaram medalhas na natação, 11 são apoiados pelo Programa Bolsa Atleta.
Mais bronzes
Os outros bronzes brasileiros do primeiro dia vieram do Taekwondo, com Paulo Ricardo Melo na categoria até 58kg, e a equipe masculina de ginástica artística, que competiu com Arthur Nory, Diogo Soares, Patrick Sampaio, Bernardo Ferreira e Yuri Magalhães. Todos eles são apoiados pelo Bolsa Atleta.
Esportes coletivos
O Brasil também teve um ótimo dia nas modalidades coletivas. No basquete 3×3, vitória da seleção feminina sobre o Uruguai por 22 x 12 e da masculina para cima do Haiti, por 21 x 7. Os dois times voltam a entrar em quadra neste domingo (22).
No vôlei de quadra feminino, a seleção brasileira não tomou conhecimento de Cuba e venceu por 3 sets a 0 (25/14, 25/16 e 25/14). Já no vôlei de praia, duas vitórias: No feminino, Ana Patrícia e Duda superaram Molina/Soler, de El Salvador, por 2 sets a 0, parciais 21/9 e 21/6. Já no masculino, vitória de André e George sobre Giron/Hernandez, da Guatemala, também por 2 sets a 0, parciais 21/7 e 21/13.