O início da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2023 acontece na quarta-feira (1). A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), é a responsável pela campanha, que prosseguirá até o dia 30 de novembro para aquisição da vacina, e 15 de dezembro para a declaração da vacinação e atualização cadastral, junto à Agência.
Nesta etapa, devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, totalizando cerca de 925 mil animais. A declaração da vacinação junto à Adagri pode ser feita acessando o Portal do Produtor, no site da Agência, ou de forma presencial nos Núcleo Locais da Agência ou dos escritórios parceiros em cada município.
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada de 2 de maio a 17 de junho, atingiu o índice 91,81% de vacinação de bovinos e bubalinos no Ceará. O resultado é superior ao do mesmo de período de 2022, quando o índice chegou a 91,31%. O rebanho cearense conta conta, aproximadamente, 2,7 milhões de animais. Dos 184 municípios cearenses, 12 atingiram o índice de vacinação de 100% do rebanho. Foram eles: Alcântaras, Antonina do Norte, Cariús, Graça, Itaitinga, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Pacatuba, Piquet Carneiro, Senador Sá e Uruburetama. Já 120 municípios vacinaram seu rebanho acima de 90%, 42 municípios vacinaram acima de 80% e apenas 10 municípios vacinaram abaixo de 80%.
Mais informações: site da Adagri