No Ceará, 25 municípios cearenses agora contam com novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Ao todo, 33 novos veículos foram destinados pelo Ministério da Saúde (MS) ao Estado, e entregues pelo governador Elmano de Freitas, na última terça-feira (14).
Desde total, 14 veículos foram destinados à região do Cariri: 11 Unidades de Suporte Básico o (USB), nos municípios de Acopiara (1), Campos Sales (1), Crato (1), Farias Brito (1), Juazeiro do Norte (4), Penaforte (1), Salitre (1), Várzea Alegre (1) e 3 Unidades de Suporte Avançado: Juazeiro do Norte (1) e Brejo Santo (1) e Crato (1).
Com investimento superior a R$ 9 milhões, a frota agora entregue tem 25 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico e oito do tipo Unidade de Suporte Avançado, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. Em janeiro deste ano, o Estado já havia entregue 20 novos veículos, além de mais sete ao longo do primeiro semestre. Com isso, o total da frota no Ceará é de 166 veículos de socorro, sendo 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos.
A iniciativa do Governo Federal faz parte da comemoração aos 20 anos do Samu 192 em território nacional. Os veículos serão designados à renovação de frota referente aos anos de 2015 e 2016. Outros estados brasileiros também serão contemplados com novas ambulâncias.
O secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, esteve presente representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ele reforçou a parceria. “Vamos continuar renovando a frota a cada ano, porque agora passou a ser regra nossa. O Brasil passou quatro anos sem nenhuma renovação de frota. Com o apoio do presidente Lula e dos governadores, começamos por aqui [Ceará]. Estaremos juntos em novos hospitais, reforço da regionalização, e em novidades que vêm por aí na questão das filas de consultas e exames”, antecipou o secretário.