Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de Lei que considera patrimônio cultural imaterial do Estado a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato).
Segundo o deputado Estadual De Assis (PT), autor do projeto, o reconhecimento seria uma forma de valorizar e preservar evento para as gerações futuras, garantindo sua continuidade e perpetuação. “A Expocrato tem uma grande influência social no Ceará. O evento gera emprego e renda para a população local, além de promover a cultura e o turismo do estado”, defendeu o deputado. Para ele, o evento é uma manifestação cultural de grande relevância para o estado, que representa a identidade e a cultura cearense.
A Expocrato é um evento tradicional do município de Crato, no Ceará, que ocorre anualmente no mês de julho desde 1944. O evento, que reúne produtores rurais, empresários e turistas de todo o Brasil, é considerado um dos maiores e mais importantes do Nordeste.
O evento reúne diversos tipos de animais, como gado, cavalos, aves e caprinos, além de produtos derivados, como leite, queijo, carne e mel. A Expocrato também é uma oportunidade para os produtores rurais trocarem experiências e fazer negócios. Além disso, O reúne shows de artistas nacionais e regionais, além de apresentações de dança, teatro e artesanato, representando também uma oportunidade para os turistas conhecerem a cultura e as belezas naturais do Ceará.