Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a campanha “Policiais contra o câncer infantil”, que tem por finalidade a conscientização sobre a enfermidade, além da arrecadação de doações para a instituição Lar Amigos de Jesus, que acolhe crianças e adolescentes do interior do Ceará, durante o tratamento do câncer, na cidade de Fortaleza/CE.
A campanha, que acontece desde 2014, faz parte do calendário nacional da PRF e reforça a vocação da instituição para a promoção das causas relativas aos Direitos Humanos. A ação solidária busca oportunizar um debate positivo na sociedade sobre o câncer infantojuvenil, suavizar os efeitos físicos e psicológicos pelos quais passam as crianças em tratamento, além de colaborar, nacionalmente, com a manutenção de instituições que se dedicam à causa.
No Ceará, para essa edição de 2023, foi escolhida a instituição ‘Lar Amigos de Jesus’. Fundada em 1987, a instituição funciona como uma casa de acolhimento para crianças e adolescentes que realizam tratamento de câncer em Fortaleza. São 90 leitos que atendem pacientes do interior do Ceará e de outras cidades do Nordeste. No Lar, as crianças recebem, além de acompanhamento durante a rotina dos tratamentos, apoio emocional, alimentar e social.
A campanha ‘Policiais contra o câncer infantil’ encerra no dia 29 de novembro. Nesse dia, as crianças do Lar Amigos de Jesus visitarão as instalações da Superintendência da PRF no Ceará, para uma tarde de confraternização e atividades voltadas para os pequenos. “Além da entrega das doações, será um momento festivo, de muita troca entre as crianças e os policiais. Eles amam esse contato com as viaturas e com o universo da PRF, pois muitos nutrem o sonho de ser policiais”, diz Diohene Lourenço, coordenador da campanha.
Os interessados em participar podem doar leite, gêneros alimentícios em geral, além de brinquedos, que podem ser levados a qualquer unidade operacional da PRF. São 14 postos no estado do Ceará, além da sede da Superintendência, na BR 116, em Fortaleza. Empresas e instituições que queiram ser parceiros da ação, podem entrar em contato por meio das redes sociais da PRF.
DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL
O dia 23 de novembro foi instituído pela Lei n° 11.650/2008, como o dia de conscientização sobre a causa. A data comemorativa tem o objetivo de estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil, além de fomentar o debate sobre políticas públicas direcionadas às crianças com câncer e suas famílias.
Comumente, os sintomas do câncer infantil se assemelham com os de outras doenças, por isso, consultas frequentes ao pediatra são fundamentais para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. Alguns sintomas são: palidez, manchas roxas, dor na perna, caroços e inchaços indolores, perda de peso inexplicável, aumento da barriga, dor de cabeça e sonolência.
Os pais e/ou responsáveis devem estar alertas às queixas dos pequenos e, ao sinal de alguma anormalidade, levá-los para avaliação de um profissional de saúde.
O tratamento é planejado de acordo com o diagnóstico, as suas características biológicas e a presença ou não de outras doenças.
Tão importante quanto o tratamento do câncer em si é a atenção dada aos aspectos psicossociais da doença, uma vez que uma criança ou adolescente doente gera reflexos em todo seu contexto social. Portanto, a cura também passa pelo bem-estar e pela qualidade de vida do paciente e sua família.