A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) assinou, nesta semana, o contrato que confere a execução do Programa de Cisternas às 12 entidades selecionadas pelo Edital n° 015/2023, no valor de R$ 25 milhões. A Chamada Pública prevê a construção de 2,5 mil cisternas em comunidades e escolas rurais do Ceará. Com a assinatura, a previsão é que o início das obras aconteça até fevereiro de 2024. A atividade concluiu a programação do encontro de planejamento com as entidades executoras do Programa de Cisternas.
As cisternas serão construídas em 56 municípios do estado, com prioridade para povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e pescadores). Com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a meta da SDA é implantar 2.000 cisternas de placa de 1ª água (16 mil litros), 458 cisternas escolares e 66 cisternas calçadão (ambas de 52 mil litros).
Para o titular da SDA, Moisés Braz, com mais essa etapa, as entidades realizarão o trabalho de mobilização com os municípios, a fim de selecionar as famílias que serão beneficiadas com essa tecnologia fundamental para a vida dos homens e das mulheres da zona rural. “Só sabe a importância de uma cisterna, quem já carregou uma lata d’água na cabeça. Portanto, eu quero parabenizar aos nossos trabalhadores que vão receber esses reservatórios, as nossas entidades, e agradecer de forma especial ao governo federal, por meio do MDS, bem como o nosso governo do Ceará que está executando o programa de cisternas por intermédio da SDA”, afirma.