O canal criado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP) para o recebimento de denúncias de fãs que foram ao show da cantora Taylor Swift, no último final de semana, recebeu 1.445 denúncias em seis dias. Durante a apresentação, relatos davam conta de falta de água para consumo em um dia de grande calor.
O espaço para denúncias foi criado no último sábado (18), um dia após a primeira apresentação, quando foram registrados mais de mil desmaios entre o público de aproximadamente 60 mil pessoas. No evento, foi registrada a morte de uma jovem ocorrida após uma parada cardiorrespiratória. A iniciativa se deu a partir da publicação da Portaria Nº 14/2023, da Senacon.
As denúncias que lideram a lista de reclamações são a proibição de acesso com garrafa de água (992), fornecimento de água insuficiente (889), ausência de fornecimento de água (868) e queixas de insuficiência do atendimento médico (566). Também foram citadas as dificuldades para obtenção de reembolso ou de contato com a empresa.
Para o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, “o número de notificações mostra a importância e o alcance da plataforma consumidor.gov, que se tornou um instrumento útil e acessível aos cidadãos brasileiros”.
Medidas
A Portaria Nº 14/2023 também estabelece que as empresas responsáveis pela produção de eventos deverão garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos, em qualquer caso, sem custos adicionais ao consumidor.
Os organizadores também devem garantir a estrutura necessária para resgate de participantes. Caberá aos órgãos estaduais e municipais de defesa dos interesses e direitos do consumidor realizar o acompanhamento dos preços da água mineral comercializada, a fim de coibir aumento abusivo de preços e ônus excessivo aos consumidores.
Notificação
A empresa T4F, produtora dos shows da cantora Taylor Swift no Brasil, foi notificada pela Senacon. No documento, a Pasta pediu informações sobre acesso do público a pontos de distribuição de água, atendimento médico, informações sobre o socorro à jovem que faleceu após uma parada cardiorrespiratória, entre outros pontos.
Após resposta da empresa, a Senacon enviou nova notificação, questionando sobre a estrutura do evento. Frequentadores citaram queimaduras na pele ao tocarem em uma placa de metal instalada em frente ao palco.