O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou, durante a sexta-feira (1°), duas serpentes no município de Juazeiro do Norte. Os animais passarão por um período de triagem e em seguida serão devolvidos à natureza.
Os resgates tiveram início durante a manhã. Na ocasião, os policiais militares foram acionados pois uma cobra foi encontrada dentro de uma residência, na localidade de Cachoeirinha. A Jiboia foi capturada de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados. Os policiais encaminharam a serpente para uma avaliação veterinária e em seguida ela foi encaminhada à ONG BiodiverSe.
Durante a noite, os policiais foram acionados novamente para resgatar uma serpente que foi encontrada dentro de um estabelecimento comercial, no bairro Triângulo. A serpente do tipo jararacuçu-do-brejo foi resgatada de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos Policiais Militares.
As duas serpentes não são peçonhentas e podem chegar a mais de um metro de comprimento. As cobras resgatadas foram encaminhadas para uma ong parceira da PMCE, onde passarão por um período de triagem e em seguida serão devolvidas à natureza.
Dicas de prevenção de busca e resgate de animais:
Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.
Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.
Evite alimentar animais silvestres: isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.
Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.
Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.