Choveu em mais de 80 municípios cearenses nesta segunda-feira (18), segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado até às 9h30 de hoje. Com 104.5 mm, o maior acumulado do estado foi registrado em Juazeiro do Norte.
O município foi o único da região do Cariri com precipitações significativas, e registrou congestionamento no trânsito e alagamentos em pontos cruciais como o bairro Lagoa Seca, no trecho da avenida Plácido Aderaldo Castelo e a avenida Padre Cícero, nas proximidades do Atacadão. Na Lagoa Seca há registros de casas alagadas e muros que foram derrubados pela força da água.
A cidade de Choró registrou 103 mm e teve o segundo maior acumulado do estado. Em seguida vêm as cidades de Graça (90 mm), Guaraciaba do Norte (88 mm) e Mucambo (70 mm), todas na região da Ibiapa.
Confira os maiores acumulados:
JUAZEIRO DO NORTE : 104.5 mm
CHORÓ: 103 mm
GRAÇA: 90 mm
GUARACIABA DO NORTE: 88 mm
MUCAMBO: 70 mm
PACUJÁ: 67 mm
UMARI: 66 mm
ARATUBA: 52 mm
FORTALEZA: 47.6 mm
FRECHERINHA: 45 mm
PREVISÃO DO TEMPO
De modo geral, a previsão do tempo de hoje (18) até a quarta-feira (20/12) aponta chuva em todas as macrorregiões, segundo a Funceme, com intensidade variando de moderada a forte principalmente nesta segunda-feira (18/12). Na terça e quarta-feira (20/12) é esperada chuva com intensidade de fraca a moderada em todas as macrorregiões ao longo do dia. O motivo das chuvas está associado a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que no momento tem o seu centro posicionado sobre o estado da Bahia. Além do avanço de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil e aos efeitos locais como temperatura e relevo.
As macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Jaguaribana deverão apresentar temperaturas variando de 31 a 34°C durante o período da tarde de hoje e dos próximos dias.
Já as temperaturas mínimas, tendem a variar entre 23 e 25°C no interior do CE. Em Fortaleza, mínimas de 26°C e máximas de 30°C.
A umidade relativa do ar deve ficar com valores entre 31 e 40% no interior do estado, enquanto nas regiões do litoral, são esperados valores entre 50 e 60%.
Em relação a velocidade máxima do vento, valores entre 25 km/h e 30 km/h estão previstos para a faixa litorânea e regiões de serra.