Uma festa de aniversário em via publica foi interrompida por uma tentativa de chacina, na noite deste domingo (7), no Morro do Santiago, na Barra do Ceará, em Fortaleza.
A ação resultou na morte de duas pessoas e deixou outros feridos. Uma das vítimas foi um homem, de 34 anos, que morreu no local. A segunda, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Tratava-se de um adolescente de 17 anos, com registro de atos infracionais análogos aos crimes de tentativa de roubo e porte ilegal de arma de fogo. Durante a ação, outras 15 pessoas também foram baleadas e socorridas para a unidade de pronto atendimento do bairro Cristo Redentor e para o Instituto Doutor José Frota (IJF).
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), um homem, de 26 anos, e um adolescente, de 16 anos, suspeitos de envolvimento nas mortes foram capturados na manhã desta segunda (8). Durante as diligências, João Breno de Araujo Paulino, com passagens por roubo e receptação, e um adolescente de 16 anos, com atos infracionais análogos aos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo, foram identificados como suspeitos de envolvimentos na ação criminosa. Três armas de fogo também foram apreendidas. Conforme apurações iniciais, a motivação do crime estaria relacionada à disputa entre grupos criminosos.
Durante as diligências, um automóvel com sinal de adulteração que teria sido utilizado no crime e 20 munições foram apreendidas. Eles foram capturados na cidade de Caucaia. A dupla foi conduzida para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde João Breno foi autuado por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, corrupção de menor e associação criminosa.
Já para o adolescente, foi lavrado um ato infracional análogo aos mesmos crimes, exceto pela corrupção de menor. Eles foram colocados à disposição da Justiça. Ainda durante diligências, no bairro Parque Leblon, na cidade de Caucaia, na tarde desta segunda-feira (08), três armas de fogo, sendo duas pistolas de calibre 9mm e 380 com carregadores alongados e um revólver calibre 38, que teriam sido utilizadas na ação criminosa, também foram apreendidas. As armas serão periciadas.
Em nota, o governador Elmano de Freitas falou sobre o ocorrido:
“Sobre o episódio de violência registrado nesta madrugada no Morro do Santiago, na capital, que deixou dois mortos e vários feridos, nossas equipes das forças de segurança trabalham com afinco para prender os responsáveis. Em rápida resposta, um adulto foi preso e um adolescente apreendido. Tomei conhecimento do caso nas primeiras horas da manhã e determinei ao secretário da Segurança Pública rigor absoluto nas investigações para elucidar este caso. Tenho convicção de que todos os responsáveis pelos crimes serão presos e entregues à Justiça”.