O uso indiscriminado de antibióticos é um dos problemas mais graves que a humanidade enfrenta atualmente. Isso ocorre principalmente devido à falta de informação e conhecimento sobre o assunto. Apesar da Resolução Nº 20/2011 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que dispõe sobre a venda de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, ainda há uma persistência na facilidade de obtenção de antimicrobianos em farmácias e drogarias sem prescrição médica. Esse uso excessivo e inadequado de fármacos antimicrobianos acarreta na seleção de microrganismos resistentes. E tal fator é tão preocupante que a Organização Mundial da Saúde – OMS estima que em 2050 ocorrerão 10 milhões de mortes anuais em decorrência de infecções por microrganismos resistentes. Essa previsão destaca a urgência de ações para conter o avanço da resistência antimicrobiana e ressalta a importância de práticas mais responsáveis no uso de antibióticos.
Levando isso em consideração, o projeto intitulado em “Uso indiscriminado de antibióticos: Medidas e estratégias”, teve como objetivo desenvolver estratégias de educação para incentivar a consciência sobre o uso adequado dos antibióticos. O projeto de extensão foi coordenado pelo Prof. Dr. José Weverton Almeida Bezerra, durante o ano de 2023 e desenvolvido pelo bolsista de extensão Fábio Cabloco Moreira, discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Avançado de Missão Velha. O projeto foi realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Missão Velha – CE, por meio da promoção de campanhas de sensibilização para alertar sobre os efeitos prejudiciais do uso excessivo de antibióticos.
Durante a execução, houve a distribuição de panfletos e cartilhas com as principais consequências do uso irracional de antibióticos, bem como a realização de palestras e oficinas. Os resultados do projeto foram publicados no livro “Health of Tomorrow: Innovations and Academic Research”.