Hoje (14), a Igreja Católica celebra o início do tempo quaresmal com a Quarta-feira de Cinzas. Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e comunidades paroquiais a ela pertencentes todas as missas programadas para o dia contarão com o rito de imposição das cinzas.
Saiba quais serão os horários:
Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores
Missas: 6h, 9h, 12h e 19h
Capela do Socorro
Missas: 7h e 16h
Capela São João Batista
Missa: 17h
Capela Santa Clara
Missa: 19h
Comunidade do Catolé
Missa: 19h
Sacramento da Reconciliação
Na quarta-feira, as cinzas em formato de Cruz com a qual os cristãos são assinalados na testa é acompanhada da expressão: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, enunciação que sinaliza o convite a uma vida renovada e voltada para Deus.
Neste período, os fiéis católicos também buscam com mais intensidade o sacramento da confissão ou penitência, oportunidade para reconciliação e arrependimento dos pecados. Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, as confissões acontecem todos os dias uma hora antes de cada missa.
“É um tempo forte de chamado à conversão. É um tempo também de celebrarmos a penitência e vivermos a solidariedade, tendo sempre como meta o propósito de celebrarmos Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor”, ensina o Padre Cícero José, reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores.
60 anos da Campanha da Fraternidade
No Brasil, a Quarta-feira de Cinzas também marca a abertura da Campanha da Fraternidade, iniciativa celebrada nacionalmente desde 1964 com o objetivo de convidar os cristãos brasileiros a uma “vivência concreta da virtude da caridade, despertando a solidariedade na sociedade a partir da reflexão sobre um problema humano e social da atualidade“, como explica a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), instituição que coordena as campanhas.
A cada ano, os temas para reflexão são atualizados. Em 2024, as atenções serão voltadas para a “Fraternidade e amizade social”, tema alicerçado na passagem bíblica retirada do livro do Evangelista Mateus: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).
Fonte: maedasdoresjuazeiro.com