Na última sexta-feira (9), começou o processo de vacinação de crianças de 10 a 11 anos contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde já faz a distribuição dos imunizantes aos municípios que atendem aos critérios definidos em conjunto com os conselhos de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Municípios cearenses não estão inclusos.
O público-alvo inicial, de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O esquema de imunização vai avançar, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.
Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade: “Há 40 anos se espera por uma vacina para a dengue. Já houve vacina desenvolvida, não tão bem sucedida, e agora temos uma incorporada ao SUS”, disse. Ela lembrou que a vacinação começaria mesmo que não houvesse a epidemia em algumas regiões neste ano, “porque a dengue é um problema de saúde pública há muito tempo”, reforçou.
Moradora da capital federal, que está em situação de emergência em função do aumento expressivo de notificações da doença, a advogada Érika Lara levou a filha Isabel, de 10 anos, para se vacinar logo no primeiro dia, na Unidade Básica de Saúde (UBS) II do Guará. “Assim que saiu o anúncio da vacina não medi esforços para trazê-la aqui para não acontecer nada pior e ficar com esse peso na consciência”.
No dia 2 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou todos os brasileiros e brasileiras a participar da luta contra a dengue, que transcende a vacinação e envolve uma série de ações de prevenção e controle. Ele reforçando que o combate ao mosquito é um esforço conjunto e coletivo.
“Cada um tem a sua responsabilidade. Não é só um prefeito, não é só um governador, não é só um presidente da República. Nós, em casa, somos os primeiros a ter responsabilidade. Se tiver dengue na sua, veja se veio do vizinho ou da sua própria casa. Olhe se você cumpriu com o seu compromisso. Se você cumpriu com o cuidado que você tem com a sua família. Assim, vai ser bom para todo mundo”, afirmou.