As águas da Transposição do Rio São Francisco chegaram nesta sexta-feira (16) à barragem de Jati, no Cariri cearense, em uma vazão de 6,5m³ por segundo e seguem pelos 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC), localizado no município de Missão Velha.
A medida foi adotada pelo Governo do Ceará diante do cenário de chuvas abaixo da média no estado. Segundo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará terá maior probabilidade de chuvas abaixo da média em 2024.
Com o acionamento da comporta, as águas percorrerão 300km no total até o açude Castanhão, e passarão pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. De acordo com o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, a previsão é que o desague no Castanhão aconteça em até 20 dias, e deve beneficiar cerca de 4,5 milhões de cearenses.
Segundo o governador Elmano de Freitas, com o solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, são reduzidas as infiltrações e, com isso, o desperdício de água.
Com a liberação, será realizada uma avaliação técnica constante para fazer o controle eficiente da liberação de água da Transposição conforme os níveis de chuva, priorizando o máximo de recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água no trajeto.
Paralisação em 2022
Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, houve uma paralisação em novembro de 2022, por conta de serviços de manutenção no conjunto de bombas da Estação de Bombeamento EBI-3. Em julho de 2023 foi instalado um novo sistema de bombeamento. Historicamente, as transferências de água são feitas, no primeiro semestre, pelos leitos dos rios, que neste período se encontram com água e facilitam o trânsito do recurso hídrico. Além disso, nessa época, são menores as perdas de água por evaporação.
“Durante o pedido não houve prejuízos pois o Ceará apresentou em 2023 índices pluviométricos consideráveis e a gestão de recursos hídricos trabalha com diversificação da matriz hídrica para garantir o abastecimento de toda população”, disse a Secretaria em nota.