Na última sexta-feira (8), 65 docentes tomaram posse no cargo de professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em cerimônia no Palácio da Abolição. A partir de hoje (11), já em sala de aula, eles estarão contribuindo para a formação acadêmica e social de inúmeros estudantes.
O processo de interiorização da universidade cearense é fortalecido com a nova posse, já que os professores serão lotados em diversas unidades da Uece, sendo: 11 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil/Aracati); 24 docentes para o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (Cecitec/Tauá); 21 para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc/Quixeramobim); 19 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc/Canindé) e 10 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec/Crateús). A Uece conta, atualmente, com sete campi no interior do estado.
O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, reforçou que a expansão e a interiorização exige de todos não somente cuidado com a qualidade daquilo que é oferecido, como oportunidade para os diversos alunos das escolas públicas do Ceará, que em grande quantidade vivem em situação de vulnerabilidade social. “Também por isso a nossa universidade precisa garantir o acesso e a permanência dos estudantes. Isso representa sucesso”. O reitor informou, ainda, que o acréscimo de profissionais após o concurso, realizado em 2022, representa 54% da força de trabalho da Universidade do Estado e que dos 65 empossados, 55% são mulheres.
Orgulhoso por recebê-los no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas destacou o impacto do momento para “a maior expansão da universidade pública estadual do Ceará”. Falando, especialmente, para os empossados, o governador enfatizou a dedicação e o esforço de cada um, nos estudos e na aprovação no concurso. “É no ambiente de conhecimento que nós podemos fazer a transformação da vida do povo cearense. Se nós temos uma educação pública fundamental de qualidade no Ceará é porque a universidade que vocês estão ingressando é uma grande formadora de professores municipais e estaduais no estado. A missão de vocês é manter a qualidade do nosso ensino”, acrescentou.
O evento também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e da secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do Ministério da Educação (MEC), Janaína Farias.
Histórico do concurso 2022
Os empossados foram aprovados no maior concurso docente da história da Uece, que ofertou vagas para 230 professores assistentes e para 135 adjuntos. Das 365 vagas, já tinham sido empossados até o momento 190.
O concurso tem, ainda, Banco de Reserva voltado a eventuais lacunas, como: casos em que algum candidato(a) classificado(a) entre as vagas ofertadas desista da posse ou tenha algum impedimento.